Parque natural será inaugurado em Magé após desastre ambiental

A população de Magé poderá aproveitar, ainda este mês, um parque natural que tem como promessa ser o próximo espaço de referência em educação ambiental, pesquisa e lazer na cidade. O Parque Natural Barão de Mauá está com inauguração prevista para o próximo dia 27 e conta com entrada gratuita.

 

Os visitantes poderão percorrer toda a sua área, equivalente a 113 campos de futebol, por uma passarela em madeira, com cerca de 1 quilômetro de extensão. O local ainda tem um deck na praia e uma torre de observação com mais de 11 metros de altura, que permite uma visão privilegiada. Além disso, haverá alojamentos para pesquisadores, logo na entrada, lanchonete e espaço destinado a exposições.

 

Nas obras, que permitiram que o parque fosse aberto, houve um investimento de quase R$6 milhões do município. Mas nada seria possível sem a dedicação de 24 anos de Adeimantus Carlos da Silva, o Mantu, de 43 anos.

 

“Cuido do parque como se fosse um filho meu. Afinal, metade da minha vida passei trabalhando aqui dentro”, justifica o educador ambiental e gestor adjunto do parque, cujo trabalho foi reconhecido: o espaço de educação ambiental foi batizado com seu nome.

 

Mantu, que atuava como pescador, nunca abandonou a recuperação do local, que em 2000 foi devastado por um derramamento de de 1,3 milhão de litros óleo na costa da Praia de Mauá, provocado pelo rompimento de um duto da Refinaria de Duque de Caxias, da Petrobras. O trabalho de recuperação, bancado inicialmente pelas multas convertidas em compensação ambiental, envolveu retirada do lixo, plantio de mudas e o monitoramento constante do ecossistema. Uma área rica em fauna e flora de mangue que renasceu.