Três espanhóis foram condenados nesta segunda-feira (10) a 8 meses de prisão por injúrias raciais contra o jogador brasileiro Vinicius Júnior. A condenação ocorreu apenas um ano após o incidente, que aconteceu durante uma partida entre Valência e Real Madrid, na temporada 22/23 da La Liga.
A sentença representa a primeira condenação na Espanha por um caso de racismo no futebol, além de ser a primeira de uma série de casos de racismo contra Vinicius no campeonato espanhol. No episódio, os três torcedores do Valência foram flagrados xingando Vinicius Júnior de “macaco”.
Nas redes sociais, o atacante brasileiro do Real pronunciou-se sobre a condenação, afirmando que essa vitória “é para todos os negros” e chamou-se de “algoz de racistas”.
“Muitos pediram para que eu ignorasse, outros tantos disseram que minha luta era em vão e que eu deveria apenas “jogar futebol”. Mas, como sempre disse, não sou vítima de racismo. Eu sou algoz de racistas. Essa primeira condenação penal da história da Espanha não é por mim. É para todos os negros. Que os outros racistas tenham medo, vergonha e se escondam nas sombras. Caso contrário, estarei aqui para cobrar. Obrigado à La Liga e ao Real Madrid por ajudarem nessa condenação histórica. Vem mais por aí…”, disse Vinicius Júnior em suas redes sociais.