Itaguaí: boletim epidemiológico mostra resultados da dengue em janeiro

A prefeitura de Itaguaí divulgou nesta segunda-feira (22), o boletim epidemiológico com os casos de dengue nas primeiras semanas de janeiro. De acordo com os dados da Vigilância em Saúde, até aqui são oito casos confirmados, um descartado e 17 investigados. 

 

Visando divulgar informações sobre doenças transmitidas por mosquitos, na semana passada, a Vigilância em Saúde de Itaguaí realizou um trabalho educativo nas unidades de saúde.

 

Na iniciativa, foram desenvolvidas atividades esclarecendo informações sobre a transmissão das arboviroses, doenças causadas por vírus transmitidos por inseto: dengue, zika, chikungunya, meios de prevenção e controle destas enfermidades. 

 

Os profissionais também utilizam panfletagem e mesas com materiais educativos, como um microscópio que mostra a evolução dos mosquitos. 

 

 

É importante ressaltar que as arboviroses são uma das principais preocupações do verão, isso porque a combinação calor e chuva, característica dessa época, gera o ambiente ideal para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de tais doenças. 

 

A prefeitura pede a colaboração de todos no enfrentamento ao Aedes. A seguir, confira a lista com os principais cuidados para evitar a proliferação do mosquito: 

  • Colocar areia nos pratos que ficam embaixo dos vasos de plantas;
  • Entregar pneus velhos ao serviço de limpeza urbana. Se quiser guardá-los, fazê-lo em local coberto e abrigado da chuva;
  • Deixar garrafas, latas e tampas de boca para baixo;
  • Fechar os sacos de lixo e não deixá-los ao alcance de animais;
  • Limpar as calhas para não empoçar água;
  • Manter caixas d ‘água e reservatórios, como baldes, tonéis e ralos, bem tampados.