O projeto “Roda Hans” chega em Magé para realização de exames laboratoriais para diagnostico da doença de hanseníase a partir da próxima terça-feira (02). Os atendimentos serão realizados em uma carreta itinerante, que conta com cinco lugares para consultas, e fará a primeira parada nos dias 2 e 3 de julho na Praça 7 de setembro em Piabetá.
O veículo segue depois para a Praça da Prefeitura, nos dias 4 e 5 de julho, no primeiro distrito. O objetivo é identificar precocemente os casos e tratar clinicamente a hanseníase. A iniciativa atenderá o público, de forma gratuita, das 8h às 17h nos pontos em que estiver parada.
O Roda-Hans é um projeto do Ministério da Saúde, em conjunto com as Secretarias Estaduais de Saúde, as Secretarias Municipais de Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS). De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, em 2022 foram diagnosticados no estado 632 casos novos de hanseníase. Em 2023, o número foi de 609.
A rede municipal de saúde de Magé também oferta diagnóstico e tratamento para a Hanseníase através do Programa Municipal que fica no Centro de Especialidades do 1° distrito, próximo da Praça São Pedro. Para quem apresentar sintomas, é possível buscar avaliação na Unidade de Saúde da Família ou Unidade Básica de Saúde mais próxima, para ser encaminhado ao Programa de Hanseníase. Os tratamentos são ofertados de forma gratuita.