Por conta das fortes chuvas que atingiram o município de Magé na última semana, a prefeitura decretou Situação de Emergência através do decreto nº 3731/24 para mobilizar recursos e apoio aos cidadãos afetados. O decreto vale por 90 dias e a prefeitura decidiu cancelar a festa que aconteceria entre os dias 5 e 7 de abril.
O evento faz parte do Calendário Oficial de Eventos do município, incluída através da Lei Municipal nº 2743/2023 e tem como objetivo a divulgação da produção agrícola da cidade e faz parte da proposta de tornar a Farinha de Suruí patrimônio imaterial do Estado do Rio de Janeiro.
“Infelizmente, com as chuvas do último final de semana, muitas famílias ficaram desalojadas com o alagamento de suas casas, destruição dos seus pertences e muitas ruas foram afetadas com o transbordamento dos rios. É tempo de cuidarmos das pessoas, minimizando os estragos causados e fazendo intervenções onde for possível. Com isso, peço a compreensão de todos para esse momento” solicitou o prefeito Renato Cozzolino.
Para o cancelamento da festa não impactar tanto os produtores, durante as comemorações de 459 anos da cidade, na Arena Magé, será destinado um espaço para que os agricultores comercializem seus produtos.