A Unidos do Viradouro conquistou o seu terceiro título de campeã do Grupo Especial em apuração acirrada em que disputou ponto a ponto com a Grande Rio até o quesito Harmonia quando assumiu a liderança isolada.
A vermelho e branco começou a apuração empatada com a Grande Rio e Imperatriz e houve uma disputa décimo a décimo. A cada nota dez, os torcedores da escola vibravam na quadra lotada desde o começo da apuração. A confiança era tanta que, mesmo antes da apuração começar, o povo na quadra já gritava “é campeã”.
A vermelho e branca de Niterói apresentou o enredo “Arroboboi Dangbé”, que contava a força de mulheres negras guerreiras, que integraram um poderoso exército feminino do reino de Daomé (atual Benin), no século XVIII, contando sobre uma batalha que transformou uma cobra em deusa africana.
Desenvolvido pelo carnavalesco Tarcísio Zanon o enredo foi um dos destaques do segundo dia de desfiles na Sapucaí. Um desfile sem erros e que arrebatou o público nas arquibancadas. O samba-enredo estava na ponta da língua dos componentes e a bateria, comandada pelo Mestre Ciça, incorporou atabaques e foi um destaque à parte.
A Viradouro também trouxe para Niterói o tradicional Estandarte de Ouro com Melhor Comissão de Frente, prêmio oferecido pelos jornais ‘O Globo’ e ‘Extra’.