A Academia da Saúde está tendo uma atividade especial: a vacinação do grupo da melhor idade. O local, no bairro São Jorge, foi escolhido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) para dar início à estratégia de imunização dos grupos prioritários contra a Influenza.
As amigas Nadir de Lima, de 79 anos, e Rosa Maria, de 84, que comemoraram aniversário na última sexta-feira (04), receberam, além de um café da manhã oferecido pela coordenação do espaço, o presente de estarem entre as primeiras a tomar a vacina contra a gripe. “Comemorar nosso aniversário sabendo que já receberíamos na semana seguinte uma dose de vida, que é a vacina, é muito importante. Estamos celebrando a vida”, disse Rosa, ao lado da amiga e da coordenadora Fabiana Oliveira, que também celebrou o início da campanha em sua unidade.
“Esse é um espaço de cuidado e convivência. Ficamos muito felizes ao saber que a vacinação começaria aqui, e logo hoje que é o Dia Internacional da Saúde. Nosso público é consciente e sempre aberto aos cuidados, mas queremos motivar ainda mais pessoas a se vacinarem. Aqui o lema é: vem pra vacina, vem!”, explicou Fabiana, já convidando novos usuários.
Segundo a subsecretária de Vigilância em Saúde, Renata Lameira, a Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e possui alto poder de transmissão. “A estratégia de vacinação contra a Influenza tem como objetivo reduzir internações, complicações e óbitos entre o público-alvo. A imunização anual é essencial, porque ela oferece proteção durante o período de maior circulação dos vírus. É uma ação importante e que salva vidas”, afirmou.
Ainda na Academia da Saúde, as vizinhas Elisete Martins, (74), e Francisca Rocha, (72), moradoras da Rua Jequitibá, em Engenheiro Pedreira, aguardavam para tomar a vacina logo após concluírem os exercícios orientados pelo professor José Luiz. “Agora que já estou com o meu cartão em dia, quando chegar em casa, vou falar para o meu marido que amanhã é a vez dele. Assim, ficamos os dois protegidos”, contou Elisete, exibindo orgulhosa o cartão de vacinação atualizado.
Enquanto isso, o aposentado José Tavares, (81), mostrava cavalheirismo ao deixar todas as mulheres passarem à sua frente. “Damas primeiro”, dizia ele com bom humor.
Neste primeiro dia foram aplicadas cerca de 530 doses.