11 municípios da Baixada Fluminense estão entre as 521 cidades selecionadas pelo Ministério da Saúde, para começarem a vacinar contra a Dengue pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a partir de fevereiro.
As cidades foram selecionadas por serem consideradas endêmicas, e entre elas estão: Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguai, Japeri, Magé, Mesquista, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, São João de Meriti, Seropédica.
As regiões selecionadas atendem a três critérios: são formadas por municípios de grande porte, com mais de 100 mil habitantes; registram alta transmissão de dengue no período 2023-2024; e têm maior predominância do sorotipo DENV-2.
A pasta confirmou ainda que serão vacinadas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalizações por dengue. O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público. A Qdenga, produzida pelo laboratório Takeda, foi incorporada ao SUS em dezembro do ano passado, após análise da Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec).