Motoristas que transitavam pela Rodovia Presidente Dutra, principal ligação terrestre entre Rio de Janeiro e São Paulo, neste domingo (21), tiveram que enfrentar um longo congestionamento, após o asfalto ceder no km 228, no sentido São Paulo.
Desde o fim da manhã a pisca de descida, sentido Rio de Janeiro, ficou operando em sistema de pare e siga, mudando o sentido do tráfego a cada 60 minutos. Caminhões ou veiculos com mais de 9 eixos ou mais ficaram impedidos de passar.
Por volta de 21h a via foi totalmente liberada para descida, sentido Rio. Já na pista de subida, sentido São Paulo, o tráfego segue pela faixa da direta.
Sem previsão para liberação total da via, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) pede para os motoristas optarem por rotas alternativas:
Rotas alternativas
Sentido SP
- Veículos pesados e leves:
Utilizar a BR-040 até Três Rios, acessar a BR-393 (km 22 da BR-040) e retornar para Dutra em Volta Redonda - Somente veículos leves:
Sair da Dutra no acesso a Paracambi (km 218), seguir pela RJ-127 até Mendes, depois da RJ-133 até Piraí e entrar na RJ-145 para retornar à Dutra (Piraí, no km 242)
Seguir pela BR-101 (Rio-Santos) até Angra dos Reis e acessar a RJ-155 para chegar na Dutra (Barra Mansa, no km 278)