No próximo dia 5 de junho, quarta-feira, as pistas de subida e descida da Serra das Araras, na Rodovia Presidente Dutra, serão interditadas para detonação de rochas. A operação faz parte das obras de duplicação da rodovia e será executada pela concessionária CCR Rio SP no km 230 da pista sentido São Paulo, na região de Paracambi.
Para realizar a operação com segurança, a pista de subida da Serra, sentido São Paulo, será interditada das 11h30 às 13h30, em rotina que durará pelos próximos anos. A pista de descida, também será fechada por aproximadamente 30 minutos no momento da detonação.
Os horários e dias escolhidos foram os de menor fluxo na via e, em tese, não vão atrapalhar o início ou o fim dos turnos de trabalho. O período da noite foi descartado por se tratar de uma ação complexa: em alguns casos, pode ser necessário fazer algum tipo de evacuação da área, o que seria arriscado sem a luz do dia.
A detonação envolverá aproximadamente 500 metros cúbicos de rochas. A técnica utilizada será o “fogo cuidadoso”, que controla a vibração e reduz o ruído. A operação está sujeita às condições climáticas e pode ser adiada caso o tempo não esteja favorável.