Rio de Janeiro apresenta redução em roubos de cargas e outros crimes

No primeiro semestre de 2024, o Estado do Rio de Janeiro alcançou importantes conquistas na área da segurança pública, conforme dados recentes divulgados pelas autoridades. Destaca-se a significativa redução nos roubos de carga, que registraram uma queda de 41% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os números apontam 1.235 casos contra 2.095, marcando o menor índice desde 1999. Em junho, a redução foi de 5%, representando o menor número para o mês desde 2010.

 

Outro indicador positivo foi a diminuição na letalidade violenta, que engloba homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, morte por intervenção de agente do Estado e roubo seguido de morte. No acumulado de seis meses, houve uma queda de 19%, com destaque para o menor número de vítimas desde 1991, totalizando 1.909 mortes. Em junho, a redução foi de 11% em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

 

As mortes por intervenção de agente do Estado também apresentaram uma redução significativa, atingindo os menores números da última década. Foram registradas 359 mortes no primeiro semestre de 2024, representando uma diminuição de 37% em relação ao mesmo período de 2023, e de 23% apenas no mês de junho.

 

– As reduções alcançadas no primeiro semestre deste ano ressaltam a importância de adotar estratégias de policiamento baseadas em dados, além dos investimentos em tecnologia, inteligência e treinamento das forças policiais. A nossa missão é transformar esses bons números em sensação de segurança para a população – disse o governador Cláudio Castro.

 

Os homicídios dolosos seguiram a mesma tendência de queda, com uma redução de 15% no semestre e 11% em junho, consolidando um cenário de melhoria contínua na segurança pública estadual.