Neste domingo (10), Nova Iguaçu e Vasco, se enfrentaram no Maracanã, pelo primeiro jogo da semifinal do Campeonato Carioca, e a partida terminou empatada em 1×1. O Orgulho da Baixada foi pra cima, mas o Gigante da Colina conseguiu segurar a pressão, garantindo o empate.
A Laranja Mecânica da Baixada começou o jogo atacando, sem sentir a pressão da torcida do Vasco que lotou o Maracanã, e ainda no primeiro tempo teve algumas oportunidades de abrir o placar, que pararam nas mãos de Léo Jardim. Na segunda etapa, o Nova Iguaçu abriu o placar, com um gol polêmico mas não segurou a vitória e acabou tomando o empate.
O gol do Nova Iguaçu causou polêmicas, o bandeirinha se precipitou e marcou impedimento mas o juiz foi bem e deixou o lance seguir, só que após o gol Marcado por Xandinho, o VAR entrou em ação e checou por 3 min o lance, confirmando não impedimento. No entanto teve muita reclamação pela marcação da linha, possivelmente fora da posição correta, mas a Ferj em nota garantiu que a linha foi traçada corretamente.
Por ter a melhor campanha e com o empate no Primeiro Jogo, o Nova Iguaçu precisa apenas de outro empate para classificar, enquanto o Vasco precisa buscar a vitória no segundo jogo, que acontece no próxima domingo às 16h, sem local definido. Nessa semana enquanto o Vasco descansa, o Nova Iguaçu vai a Brasília para enfrentar o Internacional, pela segunda fase da Copa do Brasil.