A prefeita de Japeri, Fernanda Ontiveros (PT), está sendo alvo de busca e apreensão por suspeita de fraude em licitações e formação de organização criminosa. Nesta quinta-feira (11), estão sendo cumpridos pelo Ministério Público 11 mandados de busca e apreensão em endereços do município e na Região Metropolitana.
A operação, que ganhou o nome de Fictus – falso, em latim-, pretende coletar provas para abertura de um inquérito policial para apurar crimes licitatórios e de formação de organização criminosa com atuação na localidade. A investigação ainda aponta indícios de uso de documentos falsos e conluio entre pessoas jurídicas.
A ação contou com participação de promotores de Justiça, agentes da CSI/MPRJ, delegados e policiais civis, além de oficiais de Justiça do TJRJ. A operação conta com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ); do Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ); e da Polícia Civil, por meio da Coordenadoria de Investigações de Agentes com Foro (CIAF).