Polícia fecha fábricas de cosméticos falsos em dois municípios da Baixada

Duas fábricas clandestinas de cosméticos foram fechadas em Nilópolis e São João de Meriti, nesta terça-feira (15/04), e duas pessoas foram presas em flagrante, pelos policiais civis da 10ª DP (Botafogo), por integrarem um grupo especializado em falsificar suplementos alimentares e comercializar os produtos em sites.

 

A ação que integra a “Operação Ápate”, que cumpriu mandados de busca e apreensão também em três endereços em Nova Iguaçu, contou com o apoio de equipes de outras delegacias da capital. O trabalho é oriundo de investigações que demonstram que os fraudadores adulteravam as embalagens, os rótulos e até mesmo o conteúdo do produto comercializado ilegalmente, colocando em risco a vida e a integridade física dos consumidores.

 

 

Durante as diligências, os policiais se depararam com produção de cosméticos falsos em larga escala, contando com enorme maquinário. Os estabelecimentos foram interditados.

 

Além disso, os locais apresentavam condições precárias, com funcionários trabalhando sem equipamento de proteção individual. Os agentes apuraram fraude junto à Anvisa como forma de obter autorização para produção dos cosméticos, que eram fabricados em ambiente absolutamente insalubre, colocando em risco a integridade física e a saúde dos empregados da empresa e consumidores.

 

Diante dos fatos, a dona da empresa e um gerente foram presos em flagrante por crimes contra a propriedade imaterial e contra a saúde pública. As investigações vão prosseguir para identificar outras pessoas envolvidas no esquema. Estima-se que o grupo tenha movimentado milhões de reais com a operação ilegal, valor que será contabilizado ao fim das investigações.