Um criminoso identificado como integrante do Terceiro Comando Puro (TCP) foi preso nesta quarta-feira (24), durante operação da Polícia Civil na comunidade do Buraco do Boi, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
O suspeito, João Henryque Gonçalves da Silva, conhecido como “Jhonny Boi”, reagiu à ação e atirou contra os agentes com um fuzil. No confronto, acabou baleado e foi levado ao Hospital Geral de Nova Iguaçu. Após receber alta, ele foi transferido para o hospital penitenciário do Complexo de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste do Rio.
A operação, conduzida pelas Delegacias de Roubos e Furtos de Automóveis da Capital (DRFA-CAP) e da Baixada Fluminense (DRFA-BF), tinha como objetivo combater roubos e recuperar veículos na região, controlada pela facção.
Com Jhonny Boi, os policiais apreenderam um fuzil calibre 5.56, marcado com o símbolo do Complexo de Israel — reduto comandado por Álvaro Malaquias Santa Rosa, o Peixão, líder do TCP — além de munições, um radiotransmissor e um caderno de anotações do tráfico.
Segundo as investigações, o criminoso atuava como “soldado de guerra” do TCP, participando de confrontos armados contra policiais e facções rivais. Ele foi autuado por tentativa de homicídio, porte ilegal de arma de fogo e associação para o tráfico.
A DRFA-CAP reforça que denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp da especializada, no número (21) 99536-4326, com garantia de sigilo.