Policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis da Baixada Fluminense (DRFA-BF) prenderam em flagrante, nesta quarta-feira (22), um criminoso especializado na clonagem de veículos. A captura ocorreu no bairro Engenhoca, em Niterói, após um trabalho de inteligência.
As investigações tinham como foco apurar a adulteração de sinais identificadores em veículos apreendidos pela delegacia em cidades da Baixada Fluminense. Durante o cumprimento de um mandado de busca, os agentes encontraram diversos equipamentos usados nos crimes, como computadores, impressoras, plotter de recorte e arquivos com dados de chassis, motores e vidros de vários automóveis.
No local, também foi apreendido um carro que estava vinculado a um inquérito de estelionato e que estava em posse do suspeito. Ele foi levado para a delegacia e autuado em flagrante pelos crimes de adulteração de sinal identificador de veículo automotor e receptação.
A prisão integra a segunda fase da Operação Torniquete, que visa combater o roubo, furto e receptação de veículos e cargas — atividades que alimentam financeiramente facções criminosas, sustentam disputas territoriais e ajudam no pagamento de familiares de criminosos, presos ou em liberdade.
Desde setembro de 2024, a operação já resultou em mais de 660 prisões, além da recuperação de veículos e cargas avaliados em mais de R$ 42 milhões. As ações seguem em andamento e já somam bloqueios superiores a R$ 70 milhões em bens e valores.