Nova Iguaçu realiza operação “Cidade Limpa” para retirar carcaças e sucatas de veículos abandonados das ruas

A Prefeitura de Nova Iguaçu deu início, nesta semana, a operação “Cidade Limpa”, que busca retirar carcaças e sucatas de veículos abandonados das ruas. A ação é realizada pelas Secretarias de Ordem Pública e Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, promete liberar o espaço público, melhorar o trânsito, reduzir riscos à saúde e ao meio ambiente. Estima-se que existam mais de 500 carcaças espalhadas pela cidade.

 

A operação começou no Centro e em bairros vizinhos, como Jardim Esplanada e Silvânia, e já mostra resultados positivos. Além de desobstruir as calçadas e vias, a iniciativa também colabora para a retirada de materiais que podem servir como focos para o desenvolvimento do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya.

 

“Nosso objetivo é desobstruir a cidade e tirar as carcaças das calçadas. No bairro Silvânia, notificamos quatro sucatas para que os donos as retirassem. Quando retornamos, só havia uma carcaça. Essa ação vai acontecer em toda a cidade, principalmente agora no verão, pois, com as chuvas, as águas se acumulam nessas sucatas e pode ser um foco para a proliferação do mosquito da dengue. É também um caso de saúde pública”, afirmou o prefeito de Nova Iguaçu, Dudu Reina.

 

Equipes da Prefeitura circulam pelas ruas e após identificar as carcaças e sucatas, eles notificam o veículo. O possível proprietário tem 72 horas para fazer a retirada. Caso o prazo não seja cumprido, o veículo será removido e levado para o depósito público da prefeitura.

 

O morador pode denunciar o abandono de carcaças e sucatas através do email da Ouvidoria: ouvidoria@novaiguacu.rj.gov.br.