Nova Iguaçu disponibiliza Pontos de Apoio para população em áreas vulneráveis

 

Diante da previsão de fortes chuvas que devem atingir algumas regiões do Estado do Rio, incluindo diversos municípios da Baixada Fluminense, até a noite do próximo domingo, a Prefeitura de Nova Iguaçu preparou 52 Pontos de Apoio caso seja necessário abrigar moradores vítimas do temporal. 

 

A recomendação é que a população que mora em áreas afetadas, ao perceber que vai chover ou receber aviso de SMS da Defesa Civil, saia de casa e procure um local seguro. 

 

Além dos 37 disponibilizados pela Defesa Civil, a SEMAS vai oferecer 11 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e quatro Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Outros nove pontos da Prefeitura também podem se tornar abrigos temporários. 

 

“Como há uma expectativa da aproximação de uma frente fria e uma previsão de chuvas fortes com rajadas de ventos, estamos nos preparando para uma pronta resposta. Disponibilizamos para as famílias que vivem em locais próximos de áreas vulneráveis, como alagamentos ou deslizamentos de terra, de forma antecipada, os endereços dos pontos de apoio”, disse o secretário de Defesa Civil de Nova Iguaçu, coronel Jorge Ribeiro, que já está com todo seu efetivo de prontidão até domingo, quando os meteorologistas preveem que as condições climáticas terão melhorado.

 

A Defesa Civil tem um canal de comunicação gratuito por SMS, com avisos das condições climáticas. Para ter acesso a ele, basta mandar uma mensagem de texto para 40199 informando o CEP de interesse. 

 

Desde da noite de quarta-feira (20), um aviso de alerta meteorológico de chuvas intensas com elevados acumulados de água e ventos fortes foi emitido. 

 

Em caso de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelos dos números 199 / 2667-5757/ 98160-9740. O atendimento é 24 horas.