O município de Queimados, na Baixada Fluminense, recebe de hoje (14) até quinta-feira (17) o projeto “Ciência Móvel: Arte e Ciência sobre Rodas”, promovido pelo Museu da Vida Fiocruz, em parceria com a Prefeitura. Com uma carreta itinerante e atividades no Ginásio Municipal Metodista, no Teatro Delcy de Souza (São Roque) e em diversas escolas da cidade, o evento oferece exposições, teatro, oficinas e experiências científicas gratuitas voltadas para estudantes e moradores da região.
As atividades começaram às 9he vão até 12h e depois das 13h30 às 16h, com exceção do sábado, quando se encerram ao meio-dia.
O município será palco de uma imersão científica e cultural. A iniciativa tem como objetivo democratizar o acesso à ciência e estimular a curiosidade científica entre crianças, jovens e adultos. As atividades são gratuitas e algumas serão voltadas exclusivamente para estudantes das escolas locais, mediante agendamento. O evento terá programação voltada tanto para alunos do ensino fundamental quanto para o público geral e a expectativa é de atender até 350 pessoas por sessão.
O prefeito de Queimados, Glauco Kaizer, destacou com uma grande oportunidade de levar experiências sobre ciência às nossas crianças e adolescente: “O conhecimento é algo fascinante e quando nossos alunos têm acesso a algo tão valioso, certamente é algo que ficará marcado na vida de cada um e estimulará o conhecimento mais aprofundado dos temas apresentados. Precisamos parabenizar a Fiocruz que tem levado este excelente projeto a toda região, fortalecendo a ciência nacional e distribuído conhecimento”, destacou.
A carreta itinerante da Fiocruz, equipada com módulos interativos e exposições científicas, será estacionada ao lado da Escola Municipal Metodista, no bairro Pacaembu. Durante quatro dias, os visitantes poderão explorar módulos sobre energia, corpo humano, astronomia indígena, água e vida, além de assistir a apresentações audiovisuais, peças teatrais e contações de histórias. Os visitantes poderão circular livremente pelas áreas expositivas, interagir com experimentos e participar de atividades. A proposta é tornar o aprendizado mais lúdico e acessível para todos os públicos.
As escolas do município participarão por meio de agendamento prévio, com visitas de até uma hora e meia. A proposta pedagógica visa complementar o currículo escolar com uma abordagem mais prática e interativa. Além das exposições, o projeto inclui apresentações teatrais exclusivas para turmas do 9º ano, com encenações voltadas para temas científicos e sociais.