Nesta sexta-feira (22), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o preço da energia elétrica no país. Para o presidente, empresários pagam menos do que os consumidores residenciais.
Lula declarou que irá convocar uma reunião do Conselho Nacional de Política Energética para discutir uma nova forma de cobrança. Segundo ele, os pobres pagam quase três vezes mais que os ricos pelo megawatt.
“Temos uma tarefa, o Alexandre (Silveira, ministro de Minas e Energia) sabe. A energia brasileira hoje tem uma coisa estúpida. Temos a energia que é vendida no mercado livre, para empresários, sobretudo grandes empresários. O que é absurdo e que vamos dedicar esse ano para tentar mudar. Eu convoquei uma reunião do Conselho Nacional de Política Energética para a gente pensar nessa nova fase de pagamento de energia. Os empresários que estão no mercado livre pagam R$ 260 o megawatt, e o povo pobre paga R$ 679 o megawatt. Ou seja, o povo pobre está pagando quase 3 vezes mais que o povo rico”, disse Lula, ao participar do Natal dos Catadores, tradição anual do petista desde 2003.
O evento é uma iniciativa da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, do Movimento Nacional dos Catadores e da União Nacional de Catadores e Catadoras de Material Recicláveis.
O encontro foi em Brasília, onde Lula também passará as festividades. Cerca de dois mil catadores e população em situação de rua participaram do evento.