A Prefeitura de Nova Iguaçu inaugurou, nesta quarta-feira (3), uma nova e moderna maternidade com capacidade para cerca de 2,6 mil atendimentos por mês. O antigo Hospital Iguassú deu lugar à nova unidade Maternidade Mariana Bulhões.
A unidade de saúde que não fazia parte da rede municipal e estava fechada desde 2009, por falta de condições administrativas e estruturais de atendimento, teve a gestão assumida pela Prefeitura após uma disputa judicial, e deu início à reforma e modernização do prédio.
Para se tornar uma unidade voltada exclusivamente às gestantes, o hospital foi totalmente remodelado, incluindo a troca de instalações elétricas e hidráulicas, tubulações de oxigênio, adequações de leitos e UTIs, reforma do telhado, entre outras intervenções na parte estrutural. Recebeu, também, camas/leitos e berços mais modernos, com balança de pesagem acoplada, respiradores, aparelhos de ultrassom, climatização, um novo refeitório, elevadores e toda estrutura necessária para atender de forma humanizada e confortável tanto mães e bebês, como seus acompanhantes.
A unidade de saúde passará a se chamar Hospital Iguassú Maternidade Mariana Bulhões e contará com 112 leitos, sendo 68 em 17 quartos coletivos, 20 na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) neonatal, 10 na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN) e cinco na UTI materna, além de leitos em quartos pré e pós-parto. A maternidade conta ainda com dois consultórios para atendimentos de emergência e duas salas de cirurgia com equipamentos de ponta.
O hospital deve abrir as portas para atendimento a partir desta sexta-feira (04), após processo de limpeza e higienização em todo hospital. Enquanto a nova unidade vai atender gravidez de alto risco, a antiga Maternidade Mariana Bulhões, permanecerá funcionando para casos de baixa complexidade.