Hospitais de Duque de Caxias são inaugurados após obras de reforma e ampliação

Foi inaugurado neste sábado (25), as obras de reforma e ampliação em dois hospitais de Duque de Caxias. As intervenções integram o conjunto de investimentos do Governo do Estado na Saúde do município da Baixada Fluminense que, entre 2021 e 2024, recebeu R$ 94 milhões em repasses.

 

No Hospital Municipal Dr. Moacyr do Carmo, no Parque Beira Mar, foi inaugurada uma Unidade de Coleta de Sangue em parceria com o Hemorio. Esta será a primeira unidade fora da sede do Hemorio no Centro da capital, alinhada à política estadual de descentralização da coleta de sangue. Equipes, equipamentos e insumos serão fornecidos pelo Hemorio, visando facilitar o acesso dos doadores e aumentar a quantidade de doações e hemocomponentes.

 

Além da unidade de coleta, foram inaugurados 10 leitos na Unidade de Pacientes Graves (UPG), 14 leitos na Sala Vermelha, além de novas salas de endoscopia e colonoscopia.

 

Já no Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes, localizado no bairro Jardim Primavera, foi inaugurado o novo Centro de Tratamento Intensivo Adulto, com o setor passando a contar com 16 novos leitos, com infraestrutura moderna e equipamentos de última geração.

 

O Adão Pereira Nunes é uma referência no atendimento de emergência, por conta de sua excelência nas áreas de neurocirurgia, cirurgia vascular, ortopédica e bucomaxilofacial, além da geral. Há dois anos, a unidade realizava, em média, 700 intervenções cirúrgicas por mês e, atualmente, faz cerca de 1.700. O serviço de cirurgia pediátrica é o único especializado na Baixada Fluminense.
As duas inaugurações foram feitas com a presença do governador Cláudio Castro e destacou a importância da parceria com a Prefeitura.
“É muito importante essa união entre os governos, investindo em conjunto e revertendo para a população os recursos que viabilizam os serviços que o cidadão precisa. Eu sempre falei que a saída para a área da Saúde não estava na Capital. Só a descentralização daria a verdadeira melhoria, mantendo bons hospitais perto de casa e é isso que estamos fazendo” – Declarou Cláudio Castro.