Estudantes das escolas estaduais do Rio de Janeiro foram destaque em campeonato nacional de robótica. A equipe Rex Tech, formada por estudantes do Colégio Estadual Maria Justiniano Fernandes, de Nova Iguaçu, participou do Torneio Brasil Robótica (TBR), uma das principais ações do calendário deste tema no país, realizada neste mês de dezembro, no Colégio Marista Vila Velha, no Espírito Santo. Na competição, os alunos apresentaram o projeto de criação de um papel biodegradável. O evento tem como objetivo contribuir para a formação das crianças, jovens e adultos, desenvolvendo competências que propiciem a criatividade, a inovação e o desenvolvimento tecnológico.
“Nós devemos direcionar o olhar para este jovem na perspectiva da educação, e também do meio ambiente, da ciência e da tecnologia. A participação do jovem na sociedade é fundamental, porque esse jovem vai direcionar o país que a gente vai viver. Não é daqui a 20 anos, mas daqui a pouco tempo já vivenciaremos essa nova realidade”, afirmou o governador Cláudio Castro.
O TBR é uma das principais competições do país, que, além de ofertar uma modalidade própria de evento de cunho educativo-científico-tecnológico, visa preparar crianças, jovens e adultos para atuarem de diferentes modos na pluralidade científica e tecnológica do mundo do trabalho.