Visando facilitar o deslocamento dos candidatos que farão as provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) no próximo domingo (18), o Estado do Rio de Janeiro vai contar com um esquema especial de transporte. Com 274 mil candidatos, o estado é o segundo maior em números de inscritos.
A medida veio pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que requisitou a colaboração das prefeituras e dos governos estaduais para assegurar o funcionamento adequado do transporte público e a abertura de lanchonetes, restaurantes e padarias próximas aos locais de prova.
Para aqueles que vão de ônibus, o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado (Detro-RJ), ligado à Secretaria estadual de Transporte e Mobilidade Urbana, notificou as empresas intermunicipais para reforçar a frota no dia do concurso.
Já para quem utiliza as barcas, a CCR Barcas informou que operará a linha em Araribóia com intervalos de uma hora, das 6h às 23h, no sentido Praça XV – Arariboia, e das 5h30 às 23h30, no sentido contrário. Além disso, a empresa terá mais equipes de atendimento nas estações e uma embarcação adicional para atender a demanda extra de passageiros.
O Metrô Rio também estará preparado, antecipando a abertura das estações para 6h30, meia hora antes do horário convencional de domingo. O fechamento ocorrerá às 23h, seguindo o funcionamento normal do dia.
A linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo, e a transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo. A concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas.
A SuperVia, responsável pelos trens urbanos, ainda não divulgou possíveis ajustes em sua operação.
As provas serão realizadas em dois turnos: pela manhã, os portões abrirão às 7h30 e fecharão às 8h, com o início das provas às 8h30. À tarde, os portões abrirão às 13h e fecham às 13h30, com as provas começando às 14h. Os candidatos devem chegar com antecedência para evitar contratempos.