Escolas municipais de Meriti serão pontos de coleta de óleo de cozinha usado

A Prefeitura de São João de Meriti realizou a assinatura do primeiro termo de cooperação técnica do programa Óleo Premiado. Uma iniciativa que vai implementar inicialmente pontos de coleta de óleo de cozinha usado, em dez escolas da rede municipal, incentivando práticas sustentáveis e a educação ambiental.

 

“O projeto Óleo Premiado será fundamental na educação ambiental aliada à sustentabilidade. Com essa iniciativa, vamos promover a destinação correta de um resíduo altamente poluente e ainda fomentar projetos socioambientais em escolas da nossa rede”, destacou o secretário municipal de Ambiente, Antonio Marcos Barreto, citando também que a iniciativa faz parte do Programa Municipal de Coleta Seletiva e Inclusão Social.

 

A primeira parceria firmada foi com a empresa UniÓleo, responsável pela logística reversa do resíduo de óleo vegetal. Segundo a organização municipal, a cada litro de óleo coletado, o programa prevê o repasse de recursos à cooperativa envolvida, que serão revertidos em ações e metas ambientais.

 

Representando a empresa parceira UniÓleo, Célio Rangel, pontuou sobre a importância da ação conjunta. “Ficamos honrados em fazer parte dessa iniciativa, pois somos de Meriti. O descarte incorreto do óleo pode contaminar litros de água. Esse projeto vai fazer a diferença para o meio ambiente e para a vida das pessoas”, concluiu Célio.