Com cerca de 1 milhão de habitantes, o Município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, virou alvo das construtoras atentas ao perfil de renda e à demanda da população por unidades enquadradas no programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Os lançamentos estão nas regiões central e mais afastadas, onde os bairros são planejados para oferecer infraestrutura de lazer e serviços aos moradores.
O primeiro projeto da Buriti Empreendimentos no estado do Rio será na região de Caxias. A decisão levou em conta, segundo o diretor Lúcio Cornachini, a característica do terreno com potencial para a oferta de 15 mil lotes no Residencial Cidade Jardim. Até o momento, foram lançadas 958 unidades na primeira fase do empreendimento.
A empresa deverá lançar em dezembro deste ano outro loteamento no centro do município da Baixada, com previsão de 800 lotes residenciais e comerciais, que podem ser financiados diretamente com a construtora, como ocorreu no Cidade Jardim. A entrada é dividida em dez parcelas de R$545,14 e o prazo total para pagamento é de 194 meses.
A Riviera foi pioneira em Duque de Caxias, onde há seis anos começou o projeto do Central Park, um bairro planejado com 21 condomínios. Já foram lançadas três fases com 480 unidades cada. Os apartamentos da primeira (já entregue) e da segunda (parcialmente concluída) fases foram todos vendidos. A terceira etapa foi lançada em abril e a expectativa é que no segundo semestre seja também lançado no local um minishopping com 67 lojas e 40 salas comerciais.