Duque de Caxias recebe a 1ª exposição gratuita de ônibus antigos e novos

No dia 31 de agosto, a cidade de Duque de Caxias vai ser sede da 1ª ExpoBus RJ, exposição gratuita de coletivos, que engloba desde veículos de colecionadores e relíquias das viações, até os que estão em atividade no momento. A previsão é que o evento atraia mais de 3 mil pessoas. 

 

O empresário Metuzalen Amaral e seu irmão, Darles Amara, são os organizadores do evento. Colecionadores de ônibus antigos, eles também levarão seus veículos para a exposição, que acontecerá na chamada Nova Arena da Baixada (Rodovia Washington Luiz 104), em Santa Cruz da Serra, Caxias. 

 

Metuzalen, por exemplo, comprou um Marcopolo Torino 1997/1998 e o reformou, colocando as cores da extinta Viação Acari. Uma das atrações do evento será içar esse veículo a 30 metros de altura, com um guindaste.

 

A escolha do layout vem da época em que ele morava em Madureira e pegava diariamente a linha 254 para se deslocar até o Centro do Rio. A empresa, que também operava linhas como a 277 (Rocha Miranda-Candelária), a 457 (Abolição-Copacabana) e a 607 (Cascadura-Rio Comprido), fechou em 2021. Essa é apenas uma das memórias possíveis para os visitantes, que terão à disposição dezenas de veículos: até o momento, 60 ônibus foram confirmados e a expectativa é que o número passe de 100.