Dois casos de sarampo são confirmados em São João de Meriti

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro confirmou, na última sexta-feira (14) dois casos de sarampo em São João de Meriti. São duas crianças da mesma família e foram atendidas em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no município, no dia 2. Elas receberam alta médica na quinta-feira (13) e passam bem.

 

De acordo com a Secretaria de Saúde, os casos foram confirmados pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ). Após a confirmação, o município foi orientado a vacinar os profissionais de saúde onde as crianças foram atendidas e a fazer busca ativa por casos suspeitos.

 

Segundo o subsecretário estadual de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, Mário Sergio Ribeiro, até o momento não há notificação de casos suspeitos relacionados a esses casos.

 

Em fevereiro desse ano um caso isolado de sarampo já havia sido notificado pela secretária em Itaboraí, em uma criança de 6 anos de idade.

 

Em 2024, foram notificados 207 casos suspeitos, mas apenas um foi confirmado, e o outro permanece em investigação. Neste ano, além dos casos confirmados, já havia 18 em investigação.

 

A secretaria ainda ressalta a que os municípios fluminense que notifiquem  casos suspeitos imediatamente e ressalta a importância da vacinação da população. A imunização contra a doença é garantida pela vacina tríplice viral, que também protege contra a caxumba e a rubéola, e pela tetra viral, que inclui a catapora.

 

As duas vacinas são parte do calendário vacinal obrigatório recomendado pelo Ministério de Saúde. A tríplice é aplicada aos 12 meses de idade e a tetra, aos 15 meses.