Dia do Leitor: Conheça 5 bibliotecas imperdíveis na Baixada Fluminense

No dia 7 de janeiro, é celebrado o Dia do Leitor, uma data especial para homenagear todos que se encantam pelo universo dos livros. Para marcar a ocasião, o Informa Baixada preparou uma seleção especial de bibliotecas na Baixada Fluminense, perfeitas para quem ama explorar novas histórias e mergulhar no mundo da literatura.

 

Cial Brito (Nova Iguaçu)

A biblioteca fica no Complexo Cultural, na Rua Getúlio Vargas, 51, no centro de Nova Iguaçu. Entre mais de 35 mil livros do acervo, os mais procurados são os didáticos e não-didáticos voltados para concursos públicos militares. Há também livros em braile. O espaço fica aberto ao público de segunda a sexta, das 9h ás 17h30.

 

Carlos de Souza (Japeri)

Reinaugurada em 2022, a biblioteca,  consta com um acervo de 3.500 livros, com os temas mais variados, de literatura infanto-juvenil, as enciclopédias, romances, livros didáticos e de pesquisa. Também há no anexo uma biblioteca digital com 11 computadores e acesso ilimitado a internet. Funcionando de segunda às sextas-feiras, das 9h às 17h, a biblioteca ainda conta com oficinas de pintura e desenho no Ateliê de Arte. O endereço é Rua Leny Ferreira, 228, no centro de Japeri.

 

Biblioteca Pública Municipal Professor José Reinaldo dos Santos Halm (Queimados)

A biblioteca, localizada na Rua Hortência, 6, na Vila do Tinguá, em Queimados, conta com diversos livros de diferentes temas, além de computadores equipados com internet para pesquisas. A sala funciona das 8h às 17h, de segunda à sexta.

Leonel Brizola (Caxias)

A biblioteca possui um acervo com cerca de 15 mil livros de literatura infantil, infanto-juvenil, edições em Braile, áudio books, literatura com fontes ampliadas, literatura em geral. O espaço funciona de segunda à sexta, de 9h às 18h, e fica na Praça do Pacificador, no Centro de Caxias.

 

Rui Barbosa (Nilópolis)

A biblioteca fica localizada na Rua Senador Salgado Filho 44, no bairro Olinda. Os pesquisadores podem fazer consultas de segunda à sexta, das 9h às 17h. Há clássicos da literatura brasileira e internacional, além de acervo de livros e fotos raros de temas específicos sobre a história de Nilópolis.