Turistas que chegaram, neste último final de semana, no Aeroporto Internacional Tom Jobim (RIOgaleão), foram recebidos ao som de samba e apresentações de ritmistas e passistas da tradicional agremiação Grande Rio. Um estande de informações no hall de desembarque, foi montado pelo Governo do Rio, para que os visitantes e as delegações já entrassem no clima da cultura carioca. E como não poderia faltar, o público foi presentado também com mate gelado e biscoitos Globo, símbolos que já viraram patrimônio da cidade.
– A recepção dos visitantes com elementos da nossa cultura demonstra o calor e a energia do Rio de Janeiro. Estamos mostrando ao mundo que o estado está preparado para grandes eventos, valorizando nossas tradições e recepcionando bem os visitantes para que eles se sintam acolhidos e tenham vontade de retornar – destacou o governador Cláudio Castro.
Entre os visitantes recebidos no Galeão estava Paulo Lee, chinês aposentado, de 67 anos, que vive em São Paulo e veio ao Rio como membro de uma delegação de mais de 3 mil chineses que recepcionará o presidente da China. Ele ficou encantado com a acolhida no aeroporto.
– Foi incrível chegar e já ser recebido com samba, biscoito Globo e mate. Que privilégio. Estou muito feliz de estar aqui e ansioso pela chegada do presidente da China. Espero que o G20 seja produtivo e que os líderes globais possam se organizar para discutir questões importantes para o mundo.
Além das recepções no aeroporto, ações como a Casa G20 – a Embaixada Cultural do Governo do Rio, em Ipanema, o Conexão 2030, no Boulevard Olímpico, e o Conexão Praia,na Praia de Ipanema, aproximam moradores e turistas de temas como sustentabilidade, cultura e inovação.
O evento ainda traz um impacto econômico do turismo também é significativo. Segundo dados da Visit Rio, mais de R$ 32 milhões devem ser injetados na economia local, com destaque para hospedagem, transporte e lazer. A ocupação hoteleira na capital atingiu 80%, com destaque para os bairros de Ipanema/Leblon (90,70%), seguidos de Leme/Copacabana (88,17%), Centro (78,82%), Barra/Recreio (70,88%) e Flamengo/Botafogo (69,48