Estão abertas as inscrições para o Sisu 2024, os interessados devem se inscrever no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, a partir desta segunda-feira (22/01) até 23h59 de quinta-feira (25/01).
O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou 264.181 vagas, em 6.827 cursos de graduação, de 127 instituições de educação superior, que assinaram o Termo de Adesão (TA).
Todo aluno que fez o Enem 2023, não tirou 0 na redação e não for treineiro, está apto a participar do Sisu 2024. Podendo escolher duas opções de curso ou universidade, e conseguindo alterar as opções até o prazo final de inscrição.
Não Caberá ao candidato escolher qual semestre irá iniciar a faculdade, ficando a cargo da faculdade, mediante a lista de classificação dos candidatos.
O programa terá duas mudanças importantes:
- neste ano terá apenas uma edição para inscrição, só essa de janeiro, não haverá outra data ao longo do ano.
- Mudanças na regra para adesão por meio de cota, o Sisu seguirá as alterações estabelecidas na nova Lei de Cotas. Assim, todos os candidatos inscritos no Sisu serão classificados conforme o seu desempenho no Enem, primeiramente na modalidade de ampla concorrência. Em seguida, é prevista a reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino. O objetivo é beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior.
Os resultados da 1º chamada serão divulgados dia 30 de janeiro, e quem não for selecionado pode manifestar interesse na lista de espera entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro, e cada universidade vai definir sua data para divulgação de resultado da lista de espera.