A Baixada Fluminense foi atingida por fortes chuvas na noite desta terça-feira (05). Nova Iguaçu entrou em estágio 3, de atenção.
De acordo com relatos, o centro de Nova Iguaçu e regiões próximas de Moquetá tiveram maior acúmulo de chuva, chegando a 60mm e a formação de bolsões d’água.
A Baixada Fluminense vem sofrendo frequentemente com fortes chuvas. A enchente tem relação direta com as mudanças climáticas provocadas pelo aquecimento global. De acordo com um compilado de estudos feitos pelo Climate Central, as inundações vão se agravar em municípios da baixada nas próximas três décadas.
Como o próprio nome diz, a Baixada Fluminense está abaixo do nível do mar, o que já complica o escoamento das chuvas e favorece inundações. Nas bacias dos rios Sarapuí e Iguaçu, principais eixos de drenagens, o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado na Região Metropolitana indica que ao menos 2,2 milhões de pessoas vivem sob riscos de inundações. Os efeitos já são percebidos pela população que vem sofrendo regularmente com as enchentes. Só no ano de 2024, as chuvas já deixaram 27 mil desalojados e outras 927 estão desabrigadas, segundo dados de janeiro repassados pelas prefeituras de Barra do Piraí, Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Mesquita, Miguel Pereira, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paty dos Alferes, Quatis, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo e São João de Meriti.
Após as chuvas de ontem, a previsão do tempo para a Baixada é de sol com muitas nuvens. Há previsão de chuva para o resto da semana.