Duque de Caxias enfrenta, nos últimos dias, um volume de chuva muito acima da média histórica. De acordo com a Prefeitura, em apenas 19 dias o município registrou cerca de 700 milímetros de precipitação. Somente neste domingo (08), foram 160 milímetros, volume que provocou transtornos em diversas regiões da cidade.
Até o momento, foram contabilizados mais de 20 deslizamentos, sem registro de vítimas, e 26 bairros impactados pelas fortes chuvas. A Prefeitura informou que 27 pessoas ficaram desabrigadas e foram acolhidas em dois pontos de apoio: a Escola Municipal Jaime Fishman, em Vila Urussaí, que abriga 18 pessoas, e a Igreja Evangélica Emaús, no bairro Figueira, onde estão nove moradores.
Segundo o município, todos os pontos de apoio permanecem disponíveis para atender a população que necessitar de acolhimento. As equipes da Secretaria Municipal de Obras atuam de forma ininterrupta, com o auxílio de maquinário pesado e equipes técnicas, realizando intervenções em canais estratégicos para reduzir os impactos das chuvas.
Os trabalhos se concentram nos canais da Figueira, Daniela Pérez, Rui Barbosa, São Bento e Farias. Paralelamente, equipes de limpeza estão mobilizadas em bairros como Maria Helena, Vila Urussaí, Jardim Primavera, Xerém, Santo Antônio, Pantanal, Parque Muísa, São Bento, Mangueirinha, Centro, Itatiaia, Praça Humaitá e Canaã.
Já os serviços de limpeza urbana seguem em áreas como Jardim Primavera, Xerém, Imbariê, Vila Leopoldina, Jardim Leal, Centenário, Vila São Luís, Pantanal e São Bento.
A Prefeitura de Duque de Caxias informou que segue monitorando a situação em conjunto com a Defesa Civil e outras secretarias municipais. Em caso de alteração nas condições do tempo, novas atualizações poderão ser divulgadas. A orientação é que a população acompanhe os avisos da Defesa Civil e, em situações de emergência, procure um local seguro e entre em contato pelos telefones (21) 99463-7387 ou 0800 023 0199.