Carnaval 2025: Veja como será o funcionamento do metrô, trens e BRT no Carnaval

Com a proximidade do Carnaval, os foliões devem ficar atentos às mudanças no funcionamento do transporte público. A Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) anunciou o esquema especial para barcas, metrô, trens e bonde de Santa Teresa durante os dias da maior festa do mundo.

 

O metrô funcionará 24 horas por dia, das 5h de sexta-feira (28) até meia-noite da Quarta-feira de Cinzas (5). Na data do Desfile das Campeãs (8), a circulação será feita das 5h até 23h de domingo (9).

Na sexta (28), a Linha 2 circulará entre Pavuna e Botafogo. As linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. Há a possibilidade da transferência entre as linhas 1 e 2 ser feita no trecho Central do Brasil/Centro e Botafogo.

 

De sábado (1) até quarta (5), a Linha 2 transitará entre Pavuna e General Osório/Ipanema, a mudança entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema.

Trens da SuperVia

Já os trens da SuperVia terão reforço na operação entre sexta-feira (28) e quarta (5), com viagens extras ao longo do dia e durante a madrugadas nos ramais Japeri, Santa Cruz (atenderão também as estações do ramal Deodoro), Saracuruna e Belford Roxo.

Além disso, a estação Central do Brasil permanecerá aberta 24 horas, mas as demais paradas, durante a madrugada, só permitirão o desembarque. Na sexta (28), os trens vão circular de acordo com o horário padrão de dias úteis (das 4h às 22h45).

De sábado até quarta-feira (1 a 5 de março), a grade utilizada será a de sábado (das 4h45 às 21h15) e haverá viagens extras ao longo do dia, de acordo com a demanda. A Central contará com partidas especiais ao anoitecer.

Após o Carnaval, na quinta (6) e sexta-feira (7), os trens voltam à grade de dias úteis, com possíveis ajustes conforme a procura dos passageiros.

BRT

O BRT também terá funcionamento 24 horas durante o carnaval para atender ao público que estará em regiões de evento, funcionando da seguinte forma:

O público que vai ao Sambódromo, deve se dirigir ao Terminal Gentileza, onde poderá fazer integração com o VLT ou com as linhas 104 / SN104 (Terminal Gentileza x São Conrado) e SN309 (Terminal Gentileza x Alvorada), que terão ponto na pista lateral da Avenida Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira.

 

Para Intendente Magalhães, na ida, o público deve utilizar as estações Campinho ou Pinto Teles, que terão um horário de funcionamento especial. O retorno, após os desfiles, deve ser realizado pelo Terminal Paulo da Portela, a partir das 4h, ou pela estação Madureira – Manaceia, aberta 24 horas.

 

O sistema BRT funciona com linhas 24 horas em todos os quatro corredores desde junho do ano passado. A partir de sábado, dia 1º, até terça-feira, dia 4, essas as linhas 24 horas, os serviços noturnos e alguns outros serviços do BRT terão sua frota reforçada.

Linhas do BRT que irão operar entre 1º e 4 de março são:

Corredor Transoeste:

  • 10 (Alvorada x Santa Cruz – Expresso): das 4h à meia-noite
  • 11 (Alvorada x Santa Cruz – Parador): das 22h às 4h
  • 12 (Alvorada x Pingo D’Água – Expresso): das 4h às 23h10
  • 13 (Alvorada x Mato Alto – Expresso): das 4h às 10h
  • 17 (Campo Grande x Santa Cruz – Parador): funcionamento 24h
  • 22 (Alvorada x Jardim Oceânico – Parador): funcionamento 24h
  • 25 (Alvorada x Mato Alto – Parador): das 4h às 22h05

 

Corredor Transcarioca:

  • 35 (Alvorada x Madureira – Parador): das 4h à meia-noite
  • 38 (Alvorada x Galeão – Parador): das 22h às 4h
  • 40 (Alvorada x Madureira – Expresso): das 5h à 21h10
  • 42 (Madureira x Galeão – Parador): das 4h às 22h10
  • 46 (Alvorada x Penha – Expresso): das 4h às 23h05