Nesta segunda-feira, o BRT Transbrasil começa seu primeiro dia útil. Com o funcionamento das 10h às 15h todos os dias da semana, a nova operação do corredor inclui paradas em todas as estações e uma faixa exclusiva. Colada a ela, há uma pista seletiva, entre Irajá e Caju, por onde passam ônibus, veículos de serviço, ambulâncias e táxis do município, segundo as regras dos BRSs.
O BRT Transbrasil passa a operar com todas as suas 17 estações, com serviço parador entre o Terminal Deodoro, na Zona Oeste, e o Terminal Intermodal Gentileza (TIG), na Zona Portuária.
No último sábado (30), a linha 60 (Terminal Gentileza x Terminal Deodoro) funcionará como serviço parador do Transbrasil, com embarque e desembarque nas 17 estações do corredor. Com isso, o Transbrasil terá três linhas de BRT.
A linha 80 (Terminal Gentileza x Penha) e 90 (Terminal Gentileza x Fundão) estão atualmente operando no corredor. Essas linhas também começarão a operar nas estações da Transbrasil com BRT Transcarioca. Além disso, há um serviço exclusivo operando pela Transbrasil que conecta o Terminal InterModa Gentileza ao Aeroporto Tom Jobim, que permanecerá de forma expressa.