Belford Roxo ganha novo Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher

O Estado do Rio de Janeiro ganhou mais um Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Especial Criminal, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Foi instalada, na última sexta-feira (20), uma nova unidade especializada em Belford Roxo, na Baixada Fluminense.

A desembargadora Adriana Ramos de Mello, que coordena a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Coem), representou o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, durante a cerimônia. Ela destacou a necessidade da comarca ganhar esse espaço em um município carente de recursos para atender tantos casos envolvendo esse tipo de crime, inclusive o de feminicídio. “É uma alegria estar participando da cerimônia que marca mais uma iniciativa da atual da gestão do presidente do TJRJ que não mede esforços para implantar todas as políticas públicas de enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar”, disse a magistrada.

A juíza Renata Travassos Medina de Macedo foi designada para comandar o Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Especial Criminal de Belford Roxo. “Gostaria de parabenizar a todos os envolvidos, incluindo a Coem e a Comissão de Políticas Institucionais para Eficiência Operacional e Qualidade dos Serviços Judiciais (Comaq), e dizer que é uma honra retornar a esta comarca à frente do Juizado de Violência Doméstica e Familiar. Através de diversos estudos realizados, perceberam a necessidade da criação de um Juizado de Violência Doméstica e Familiar autônomo. Vamos trabalhar de mãos dadas com o apoio de toda a rede de enfrentamento para proporcionar o melhor atendimento às mulheres , explicou.
A nova unidade vai funcionar no Fórum de Belford Roxo, na Avenida Joaquim da Costa Lima, s/n°, no bairro São Bernardo. Em todo o estado, esse é o 12º Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher criado pelo TJRJ desde 2007.