Nova Iguaçu e Duque de Caxias, ambas cidades da Baixada Fluminense, terão Núcleos de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Nucradis). O anúncio foi feito nesta segunda-feira (13) pela Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) em audiência pública na Alerj.
Além de anunciar a implementação dos núcleos, a assessora especial da Polícia Civil, Cláudio Otília, explicou que a instituição possui em andamento dois Grupo de Trabalho (Gts) para rever procedimentos de atendimento à população LGBTQIA + e também a casos de intolerância religiosa.
“Propiciar esses espaços de diálogo e de interação com a sociedade civil é essencial para receber demandas e rever nossos procedimentos. Vamos inaugurar os Nucradis e, na próxima semana, começar as capacitações”, disse.
A comissão também propôs a criação de um programa estadual de políticas públicas voltadas à população LGBTQIA +, com a participação de todas as secretarias de estado e a criação de cotas para pessoas transgêneros em serviços terceirizados.
O colegiado também sugeriu ainda a elaboração de uma cartilha informativa sobre direitos da população LGBTI+; e a implementação de um Grupo de Trabalho na Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) destinado à atualização de dados e realização de ações afirmativas destinadas a pessoas LGBTI+ privadas de liberdade.