A maior parte dos municípios da Baixada Fluminense teve como resultado a reeleição dos atuais prefeitos das cidades nas eleições de 2024.
Nove cidades tiveram os prefeitos reeleitos ou os candidatos apoiados pelos políticos venceram:
- Duque de Caxias
- Nova Iguaçu
- Mesquita
- Queimados
- Japeri
- Seropédica
- Nilópolis
- Magé
- Guapimirim
Em Itaguaí, também houve reeleição, mas a candidatura de Dr. Rubão (Podemos), está sob avaliação da Justiça Eleitoral. São João de Meriti pode ter 2º turno, mas a candidatura do 5º colocado está sob júdice e o Tribunal Superior Eleitoral decide se invalida os votos que ele recebeu.
Dois municípios são exceções na continuidade do poder: Paracambi, onde venceu o candidato de oposição Andrezinho Ceciliano (PT) e Belford Roxo, que venceu o ex-aliado do prefeito Waguinho.
A disputa em Belford Roxo foi entre Matheus do Waguinho, sobrinho do então prefeito, e o deputado estadual Márcio Canella (União Brasil).
Enquanto Canella ganhou a prefeitura, o partido de Waguinho fez cinco vereadores a mais na Câmara Municipal.
Com isso, a Casa Legislativa, que era maioria aliada de Canella, inverteu e agora Waguinho tem mais apoiadores. Na nova composição, a Câmara terá 10 vereadores de partidos aliados ao novo prefeito e 15 do rival.
A disputa entre os dois lados teve capítulos complicados no parlamento da cidade nos últimos anos. Vereadores foram responsáveis por cenas como socos, tapas, gravatas, empurrões e até armas e esquadrão anti-bombas.
Além disso, a falta de transparência da Casa provocou a abertura de duas ações: uma do Tribunal de Contas do Estado e do Ministério Público.