Após madrugada com troca de tiros entre policiais e traficantes, as lojas do Centro de São João de Meriti ficaram de portas fechadas. Isso se deu por um ordem dos criminosos aos comerciantes, como consequência às mortes de quatro suspeitos na ação.
Agentes do 21º BPM (São João de Meriti) e bandidos – que saíram do Complexo da Penha, na Zona Norte de Rio, onde uma megaoperação estava acontecendo pela manhã – trocaram tiros na Avenida Automóvel Club. O destino deles era a comunidade do Trio do Ouro, no Centro de São João de Meriti. Após essa ação, que terminou com mortes, o comércio local sofreu retaliações.
Em uma das principais vias da cidade, a Avenida Nossa Senhora das Graças, onde fica boa parte do comércio local, lojistas relatam que não foi sequer permitido abrir as portas na terça-feira (27). Esse endereço fica a cerca de um quilômetro de onde ocorreu a troca de tiros.
Na Rua da Matriz, outro ponto de concentração de lojas, o funcionamento foi normal pela manhã. Entretanto, durante a tarde, alguns comerciantes recolheram produtos das calçadas por medo.
A Polícia Militar, ao ser procurada sobre o toque de recolher, afirmou que “havendo flagrante, os envolvidos serão presos e conduzidos pelas equipes”. Eles ainda disseram que “qualquer prática velada deve tornar-se objeto para procedimento investigativo”.