Alunos de Duque de Caxias criam barco movido a energia solar para competição em Búzios

Em um esforço para combater os efeitos do aquecimento global e promover a sustentabilidade, alunos do Ciep 218 Ministro Hermes Lima – Intercultural Brasil-Turquia, em Duque de Caxias, desenvolveram um barco movido a energia solar. A embarcação sustentável, batizada de ‘Margô’, está participando do Desafio Solar Brasil, uma competição anual promovida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) através do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES). O evento começou no dia 22 de julho e vai até o próximo domingo, 29, em Búzios, na Região dos Lagos.

 

O barco, um catamarã de 6 metros, possui três módulos fotovoltaicos e um banco de baterias, além de um cockpit para o piloto, que é o único tripulante permitido. A embarcação também está equipada com bombas de porão em cada casco, âncora, cabo de reboque, coletes salva-vidas e reservas de flutuabilidade.

 

“A nossa equipe ‘Güneş’ é formada por 16 alunos, e estrearemos nesta competição que irá reunir jovens do Ensino Médio e universitários. A expectativa é viver uma semana intensa e desafiadora”, destaca Marcella Freire, professora de Educação Física que implementou o projeto extracurricular com o objetivo de oferecer um ensino diferenciado e mais efetivo.

 

O projeto visa incentivar jovens talentos e incorporar o conceito de sustentabilidade no aprendizado dos alunos. “O projeto é uma forma de ter acesso a profissões menos visadas, conhecer pessoas que levam a energia sustentável como uma fonte de renda, além de conscientizar sobre a necessidade da transição energética e motivar mais pessoas a participarem do Desafio Solar Brasil”, celebra Joshua Gabriel Rosa da Silva, de 16 anos, estudante da 3ª série do Ensino Médio e integrante da equipe competidora.