Uma adutora de grande porte da Águas do Rio voltou a se romper em Xerém, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, na noite desta quinta-feira (05).
O vazamento aconteceu por volta das 20h50, na Estrada Rio d’Ouro — praticamente no mesmo ponto onde outra tubulação havia estourado há menos de dez dias.
Imagens feitas por moradores mostram a força da água jorrando da tubulação e formando uma correnteza intensa, que tomou conta da estrada. Em poucos minutos, a rua ficou completamente alagada.
O novo rompimento ocorre enquanto moradores ainda tentavam se recuperar dos prejuízos causados pelo vazamento da semana passada. Na ocasião, água e lama invadiram casas, danificaram móveis e deixaram famílias desalojadas.
Muitos moradores dizem que não conseguiram retomar a rotina e que os prejuízos financeiros continuam se acumulando.
Segundo a concessionária Águas do Rio, equipes começaram os reparos ainda durante a madrugada desta sexta (06). A empresa informou que técnicos trabalham para conter o vazamento e que equipes de responsabilidade social também foram acionadas para atender os moradores afetados.
Para a realização do serviço, foi necessária a suspensão temporária do abastecimento de água em partes do município de Duque de Caxias.
Outro vazamento
No mesmo dia, outra adutora se rompeu em Nova Iguaçu, também na Baixada Fluminense. Nesse caso, a força da água destruiu casas e atingiu residências e estabelecimentos comerciais.
Segundo a Cedae, a produção de água do Sistema Guandu foi reduzida para 50% da capacidade por causa do vazamento.
De acordo com a Águas do Rio, a rede atingida abastece partes de Belford Roxo, São João de Meriti, Nilópolis, Mesquita, Queimados, Duque de Caxias e Nova Iguaçu.
Por causa do rompimento, o fornecimento de água foi interrompido em várias cidades da Baixada Fluminense e em 24 bairros da Zona Oeste do Rio.