A representante de São João de Meriti no desfile da Série Ouro do Carnaval carioca, Unidos da Ponte, traz para a Marquês de Sapucaí o dendê, no Enredo “Tendendém – o axé do epô pupá”.
A escola mantém sua tradição de apresentar enredos afro, e a ideia deste ano é contar a saga do dendê desde sua origem mítica em terras africanas até sua chegada ao Brasil através da diáspora.
A curiosidade reside na criação do título do enredo na agremiação e no interesse em abordar especificamente o dendê. Segundo o carnavalesco, o título surgiu de um jogo de palavras, criando o neologismo “Tendendém”, uma junção de “tem” com “dendém”, que é a forma usada em Angola, percebendo a sonoridade da palavra, que lembra o toque do berimbau. A vontade de abordar o dendê surgiu após uma pesquisa para o carnaval da Imperatriz em 2018, onde foi feita uma visita ao Museu Nacional e encontraram um livro fininho. Meses depois, o museu pegou fogo e o livro não pôde ser devolvido até hoje. Daí vem o enredo, do livro “tem dendê, tem axé”.
A escola desenvolverá o enredo explorando a influência do dendê nos mitos ritualísticos africanos, mostrando sua importância nos hábitos e na cultura brasileira, especialmente na Bahia.
Sendo a última agremiação na avenida nesta sexta-feira (09), a Unidos da Ponte deve entrar na avenida por volta de 5H30 da manhã, com transmissão da Band.