Jacaré aparece em Belford Roxo após temporal e é capturado por moradores

Após as fortes chuvas do último fim de semana, um filhote de jacaré-de-papo-amarelo apareceu nas ruas do bairro Recantus, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. A suspeita é que ele tenha vindo de um valão que deságua no Rio Botas. 

 

O animal, de cerca 1,5m de comprimento, foi imobilizado por moradores com cordas no pescoço e no rabo e colocado dentro de uma caixa até a chegada dos bombeiros. Em seguida, foi solto em uma área próxima, em seu habitat natural.

 

O biólogo e presidente do Instituto Jacaré, Ricardo Freitas, afirma que não se deve capturar o animal por conta própria.

“Não capture os jacarés. Primeiro porque representa um risco para quem está capturando os animais. E segundo representa um risco para os animais, porque diante da captura ele pode morrer ou se acidentar durante um ato de defesa durante esse procedimento.” 

 

Ele conclui que, em situações como essas, as autoridades competentes devem ser acionadas para que seja feito o devido resgate e manejo desses animais. 

“Não matem os animais, não maltratem os jacarés. Os jacarés de papo amarelo são uma espécie ameaçada de extinção para o estado do Rio de Janeiro.”

 

Os bombeiros orientam a população como agir quando situações como essas ocorrerem:

  • Primeiro, afasta-se e oriente a todos, principalmente as crianças, que façam o mesmo; 
  • Ligue para o Corpo de Bombeiros do RJ pelo telefone 193;
  • Informe o que está acontecendo, o local e se há alguma pessoa ou animal com ferimentos. 
  • Mantenha-se longe do animal até a chegada dos bombeiros. Jamais tente tocá-lo.