Ana Gabrielle Bento Duarte, 18 anos, estudou uma vida toda na rede estadual, cursando o Ensino Fundamental no Colégio Estadual Santo Antônio (Cesa) e o Ensino Médio no Colégio Estadual Círculo Operário, ambos de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
A jovem superou todas as adversidades e realizou seu sonho de entrar na faculdade com um excelente resultado conquistando o 1° lugar em Engenharia de Produção no vestibular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).
A aluna, que cuida do pai e de outro idoso, ainda assim, encontra tempo para se dedicar aos estudos. Além das aulas regulares no colégio, ela fez curso técnico no Inmetro e o pré-vestibular social do Cederj aos sábados.
– Estava muito corrido! Minha vida é uma loucura, mas sempre fiz de tudo para realizar este sonho. Tudo valeu a pena. Contei muito com a ajuda de meus professores e serei eternamente grata a todos eles, que me ajudaram em todos os momentos, inclusive a optar por uma área que me identifico. Tirei 900 na redação do Enem e consegui esse resultado especial na Uerj. Estou muito feliz – comemora Ana Gabrielle.
A jovem demonstrou seu amor pelos estudos desde a infância. Ela foi representante de turma e sempre se destacou bastante nas atividades do Cesa, ainda no Ensino Fundamental, com especial desempenho na gincana de matemática organizada pela instituição.
– Sempre tivemos muito orgulho da Gabrielle. Não esperávamos menos dela. É maravilhoso vermos que a educação pública é capaz de vitórias como essa – comenta o diretor do Colégio Santo Antônio, Hudson Câmara Delduque.
Agora, Ana Gabrielle tem novo desafio. A Engenharia de Produção é uma área que mescla conteúdos de engenharia e de administração, nos quais o principal objetivo é otimizar a produtividade com as melhores estratégias, técnicas e criatividade. A formação possui disciplinas voltadas aos cursos de Administração, Matemática, Física, Computação e Gestão. O estudante que optar pela graduação precisa ter afinidade com a área de exatas e facilidade para o raciocínio lógico.
– Quero me dedicar ao máximo à faculdade, aproveitando demais este momento. Por isso coloquei para o segundo semestre, a tempo de terminar meu curso técnico. Busco sempre aprimorar meus conhecimentos e tenho certeza de que estou no caminho certo – conclui a futura engenheira, com confiança e autoestima inabalável.