A Cedae concluiu, às 7h25 deste domingo (08), o reparo em tubulação no interior da Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu, em Nova Iguaçu. Com o fim da manutenção, a produção de água no sistema – que funcionou com 55% da capacidade durante o serviço – começou a ser restabelecida de forma gradual.
As concessionárias responsáveis pela distribuição de água na região atendida pelo sistema Guandu foram informadas e vão começar a normalizar o abastecimento em suas áreas de atuação.
O problema começou na última sexta-feira com o rompimento da tubulação, que deixou um rastro de destruição na vizinhança e prejudicou o abastecimento. Era quase meio-dia quando moradores escutaram um forte estrondo e uma onda invadiu casas e lojas no entorno da unidade da Cedae. Telhados, muros e paredes foram abaixo, e nove famílias ficaram desalojadas. Durante os reparos, houve outros dois rompimentos.
Com o vazamento, o Sistema Guandu passou a operar com metade de sua capacidade; o fornecimento foi totalmente cortado para os consumidores da Zona Oeste do Rio e de sete cidades da Baixada.
Após o reparo, segundo as concessionárias, o abastecimento de água deve se normalizar aos poucos, podendo levar até 72h.