A Firjan SESI Nova Iguaçu recebeu, nesta quinta-feira (4), dezenas de robôs arqueólogos para o Torneio SESI de Robótica, que reúne mais de 500 estudantes de 9 a 15 anos de escolas públicas e privadas do Rio e de outros estados. Com a Arqueologia como tema desta edição, os projetos incluem exoesqueletos, luvas inteligentes e sensores capazes de identificar características de artefatos históricos. Robôs de porte semi-industrial e outros montados com peças de Lego simulam tarefas de um sítio arqueológico e somam pontos conforme cada missão é cumprida.
Ao todo, 61 equipes participam da competição e oito delas serão classificadas para a etapa nacional, em Brasília, no ano que vem. Os times que avançarem disputam uma vaga no Mundial, nos Estados Unidos. Mais do que premiar vencedores, o torneio estimula o aprendizado prático de disciplinas como Matemática, Ciências, Física e, neste ano, História.
Nova Iguaçu, considerada o berço da Baixada Fluminense e o principal núcleo urbano do Império fora da capital, reforça sua vocação histórica ao sediar o evento. A cidade se prepara, inclusive, para inaugurar em janeiro o terceiro Museu de Arqueologia do Brasil, ampliando o acesso ao conhecimento e à preservação do patrimônio cultural.