O governador Cláudio Castro lançou, nesta segunda-feira (24), o Acolhe Baixada, considerado o maior programa de prevenção à gravidez não planejada do estado, voltado a jovens de 14 a 25 anos incompletos. A iniciativa passa a funcionar no Rio Imagem Baixada, em Nova Iguaçu — o maior complexo público de diagnóstico da América Latina — ampliando a política pública iniciada no AME Susana Naspolini, em Ipanema. Após o evento, o governador visitou as obras do Instituto Estadual de Oncologia da Baixada Fluminense (Onco Baixada).
Segundo Castro, o programa reforça o cuidado e a oferta de oportunidades para jovens, garantindo acesso digno ao planejamento familiar. Com investimento anual de R$ 2,4 milhões, o Acolhe Baixada terá capacidade para 400 inserções mensais de Implanon, contraceptivo de longa duração. O atendimento será regulado pelo Sistema Estadual de Regulação, com encaminhamentos feitos por Clínicas da Família e unidades básicas de saúde.
Criado em 2023, o Acolhe RJ já realizou 30 mil inserções de contraceptivos como DIU Mirena, Kyleena e Implanon, atendendo adolescentes a partir de 14 anos — com autorização dos responsáveis até os 16 — e jovens até 25 anos incompletos.
Para acessar o serviço na Baixada, a paciente deve procurar uma unidade básica de saúde, solicitar o método contraceptivo e aguardar o agendamento pelo SER. As notificações são enviadas pela assistente virtual SERena.
Paralelamente, o governo acompanha o avanço das obras do Onco Baixada, que já atingiram mais de 90% de execução. A nova unidade, anexa ao Rio Imagem Baixada, terá capacidade para 5 mil atendimentos ambulatoriais por mês, além de 300 cirurgias e 340 internações. O hospital contará com 101 leitos, incluindo enfermaria, UTI e emergência, além de 19 consultórios médicos, áreas de quimioterapia com 24 posições e serviços completos de radioterapia e PET Scan. A previsão é que a estrutura se torne referência em tratamento oncológico na região.
