A Prefeitura de Nova Iguaçu iniciou nesta terça-feira (18) a oferta do Implanon, um dos métodos contraceptivos mais eficazes do mundo, com mais de 99% de eficácia, para mulheres entre 18 e 49 anos. A aplicação começou na Clínica da Família Dr. Delmo Moura Sá, no bairro Danon, e será expandida para outras Clínicas da Família e Unidades Básicas de Saúde nos próximos meses, dentro do programa “Planeja + Mulher”.
O secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Nobre, afirmou: “Estamos ampliando o acesso das mulheres a métodos modernos e seguros de planejamento reprodutivo. Nosso compromisso é garantir autonomia, cuidado e acolhimento, sempre pautados pela ciência e pelo fortalecimento da Atenção Primária”.
O Implanon é um pequeno implante colocado sob a pele do braço, que libera continuamente o hormônio etonogestrel, impedindo a ovulação e dificultando a passagem dos espermatozoides pelo colo do útero. O método não exige uso diário, não interfere na relação sexual ou na amamentação e ainda pode reduzir cólicas menstruais.
Segundo o subsecretário de Atenção Primária, Bruno Castro, mais de 50% das gestações entre jovens não são planejadas. “Queremos fortalecer a promoção e prevenção à saúde, oferecendo métodos modernos e seguros que contribuam para reduzir esses índices”, disse.
Para ampliar a oferta, médicos e enfermeiros passam por capacitação para aplicação do implante, que também será disponibilizado no Ônibus da Saúde. O clínico geral Roberto Peixoto explicou: “A mulher pode ficar tranquila, pois estará usando um contraceptivo extremamente eficaz. Quando desejar engravidar, basta interromper o uso e retomar o planejamento familiar normalmente”.
A técnica de enfermagem Laís Ramos, de 27 anos, foi uma das primeiras pacientes a receber o implante. “Minha rotina é corrida e nem sempre consigo tomar o remédio todos os dias. Esse método me deixa mais segura e me dá liberdade para seguir meus planos. Mais pra frente, quem sabe, posso pensar em um segundo filho”, contou.