Operação Contenção: Polícia prende vereador e combate avanço do Comando Vermelho na Baixada

Na manhã desta sexta-feira (14), a Polícia Civil e a Polícia Militar deflagraram uma nova fase da Operação Contenção, voltada a frear a expansão do Comando Vermelho em comunidades da Baixada Fluminense. Na comunidade Bacia do Éden, em São João de Meriti, as equipes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) cumprem 16 mandados de prisão e 33 de busca e apreensão. Até o momento, oito pessoas foram detidas.

 

Entre os presos está o vereador Marcos Aquino, do Republicanos, o mais votado nas últimas eleições municipais. Embora não fosse alvo da investigação, ele foi detido em flagrante após policiais encontrarem em seu carro uma placa oficial da Câmara, uma pistola calibre 380 registrada em nome de outra pessoa e caixas de medicamentos de uso controlado armazenadas de forma irregular. O vereador afirmou que a arma seria de um segurança que ainda não se apresentou à polícia. Ele presta depoimento na sede da DRE, enquanto os remédios seguem para perícia.

 

Foto: Reprodução

 

O principal alvo da operação é Luiz Matos Jaquino, irmão do vereador, suspeito de auxiliar a expansão da facção criminosa na região. Ele segue foragido. A ação integra uma série de operações recentes no Complexo da Penha e no Morro do Alemão, com foco em conter o avanço do tráfico em áreas estratégicas do estado.

 

Participam da operação equipes da DRE, da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Até agora, foram apreendidas duas pistolas e uma carga de drogas. A primeira fase da Operação Contenção, realizada no dia 28 nos complexos da Penha e do Alemão, resultou em 121 mortos, incluindo quatro policiais, 113 criminosos presos e quase 100 fuzis apreendidos.