Conexão Belford Roxo x Brasília: Waguinho tem linha direta com presidente Lula

Único prefeito da Baixada Fluminense a apoiar o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022, o alcaide de Belford Roxo Waguinho (REP) conquistou quase uma “ponte aérea” ligando a capital federal ao município fluminense. Tanto é que na última quarta (17), o chefe do Executivo belford-roxense foi recebido pelo presidente da República.

Um dia antes de ser recebido por Lula, Waguinho recebeu uma comitiva do Governo Federal na cidade para conferir os estragos causados pela chuva. Liderados pelo ministro Waldez Góes (Integração e do Desenvolvimento Regional), a estiveram em Belford Roxo a ministra Anielle Franco (Igualdade Racial) e o secretário João Paulo Capobianco (Meio Ambiente e Mudança do Clima), além de outros integrantes.

Lula também já anunciou que vai até Belford Roxo e que está empenhado em ajudar na reconstrução da cidade. A visita está prevista para acontecer no dia 06/02. “Nosso foco é recomeçar e levar dignidade às famílias em situação vulnerável. Estamos fortalecidos com o apoio de imediato do nosso presidente Lula”, pontuou o prefeito.

“O Governo Federal vai ajudar em toda a situação, porque é obrigação do Governo Federal ajudar os prefeitos a tratar bem o povo. Cada enchente é uma desgraça na vida das pessoas mais pobres”, disse o presidente em um vídeo com Waguinho no Palácio do Planalto.

Relação amistosa – A parceria entre Waguinho e Lula tinha tudo para azedar após a exoneração de Daniela Carneiro, esposa do prefeito e deputada federal mais votada no Estado, do cargo de Ministra do Turismo após reivindicação do União Brasil.

No entanto, conforme informações de bastidores, a saída de Daniela do cargo não arranhou a relação. Isso porque os agentes entenderam que tratava-se de uma manobra política para trazer o partido para a base do governo.

Vale lembrar que tanto Waguinho quanto Daniela entraram em rota de colisão com outros dirigentes do União Brasil. O prefeito, por estar em um cargo executivo, conseguiu deixar o partido imediatamente. Já Daniela está tendo que aguardar a janela partidária para rumar ao Republicanos, partido que não só recebeu Waguinho, como o tornou presidente do Diretório Estadual.